Gestão de Riscos: o que é e como aplicar na sua empresa.

Gestão de Riscos envolve atividades que buscam a prevenção e identificação de riscos à integridade e continuidade das operações de uma empresa, além de criar políticas e diretrizes de controle dessas atividades.

Hatteras

Postado por
Hatteras em Artigos
14/03/2021

A Gestão de Riscos é um processo aplicado em toda organização para identificar eventos em potencial. Quando falamos em eventos, falamos de todas as situações que podem afetar a empresa. Em outras palavras, trata das incertezas que podem ser tanto riscos quanto oportunidades.

O foco do processo de Gerenciamento de Riscos é cumprir com os objetivos definidos pela organização. Aliás, estratégia e risco são termos que caminham juntos. Portanto, o plano de Gestão de Riscos é uma ferramenta indispensável para o bom andamento do planejamento estratégico. 

E, claro, além de identificar, faz parte da alçada do Gerenciamento de Riscos avaliar, classificar e mitigar os fatores de riscos. De acordo com a ISO 31000 (norma internacional para Gestão de Riscos) uma gestão eficaz deve:

  • Criar e proteger valor;
  • Ser parte integrante de todos os processos organizacionais;
  • Fazer parte da tomada de decisões;
  • Abordar explicitamente a incerteza;
  • Ser sistemática, estruturada e oportuna;
  • Basear-se nas melhores informações disponíveis;
  • Ser sob medida;
  • Considerar fatores humanos da organização;
  • Ser transparente e inclusiva;
  • Ser dinâmica, interativa e capaz de reagir a mudanças;
  • Facilitar a melhoria contínua da organização.

A importância da Gestão de Riscos para as organizações

Empresas são organismos vivos. Como tais, estão sujeitas a influências internas e externas. E se eventos inesperados podem acabar com empresas grandes, imagine aquelas que possuem uma estrutura menor. As pequenas e médias empresas estão ainda mais vulneráveis aos efeitos do mercado, por exemplo.

As incertezas podem gerar tanto riscos quanto oportunidades. Podem somar ou diminuir. Nesse sentido, o Gerenciamento de Riscos Corporativos permite aos administradores tratar os riscos e maximizar as oportunidades e, com isso, agregar ainda mais valor ao negócio.

Estamos cansados de escutar que o que não é medido, não pode ser controlado, certo? Medindo e usando técnicas de análise de  riscos a empresa alcança um equilíbrio entre metas de crescimento e de ROI, sempre respeitando o planejamento estratégico.

E se a Gestão de Riscos permite calcular as ameaças, avaliar os riscos e estabelecer planos de ação para contornar tudo isso, você vai concordar com o seguinte: a empresa que faz o gerenciamento de riscos possui mais credibilidade no mercado e entre clientes e parceiros.

5 motivos para usar um processo de Gestão de Riscos

01 – Otimização do capital

Nada como saber onde se está pisando. As informações corretas com relação aos possíveis riscos do negócio permitem aos administradores e controllers calcularem com exatidão as necessidades de capital. Além disso, eles terão mais capacidade de otimizar a alocação desse capital.

02 – Melhores respostas aos riscos

Com uma identificação rigorosa de riscos há mais eficiência em selecionar as respostas para esses riscos (Como evitar? Como mitigar?, etc.).

03 – Redução dos prejuízos operacionais

Já que os riscos em potencial foram identificados ninguém será pego de surpresa. Tendo a informação em um plano de gestão de riscos as chances de reduzir os prejuízos associados são muito maiores.

04 – Aproveitamento de oportunidades

Lembra da história de que o copo pode estar meio vazio ou meio cheio? Justamente por considerar diversos riscos potenciais, a empresa consegue se antecipar e ter um aproveitamento mais proativo das oportunidades.

05 – Aumento da lucratividade

A Gestão de Riscos empresarial auxilia na otimização do capital, diminui os riscos de prejuízo operacional e evita perda de recursos. Isso significa que no final a lucratividade será impactada positivamente.

Quer tomar decisões certas e seguir caminhos brilhantes?

Entenda porque algumas pessoas são bem sucedidas quando seguem sua intuição e como funciona o nosso cérebro nas tomadas de decisões. 

Ler mais

Estratégia, inspiração e exemplo.

Embarque na  “A incrível viagem de Shackleton”.   

Ler mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossos insights, informações e novidades.

Entre em Contato

CRIAMOS VALOR SIGNIFICATIVO E VANTAGEM COMPETITIVA PARA A SUA EMPRESA E OS SEUS NEGÓCIOS.
Fale Conosco